sábado, 5 de novembro de 2011

QUEM NASCEU PRIMEIRO? O OVO OU A GALINHA?



              E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra
        E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus.
                                                                                                                         Deuteronômio 28:1-2

            Eu creio que este artigo não poderia ter outro título, pois é exatamente esta pergunta que eu me faço quando ouço algumas pregações pela tv, pelo rádio, por CDs, DVDs ou mesmo ao vivo.
            Este texto do livro de Deuteronômio, que menciono no início deste artigo, já responde à minha pergunta. Perceba que Deus aqui é extremamente claro e direto. O Senhor diz:
“E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos...”   e mais:
“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus.” (grifo do autor)
Do que mais precisamos para entender o que Deus está nos dizendo aqui? Será que são necessários quatro anos em um seminário teológico? Será que precisamos de um estágio de dois anos como missionários na África? Ou ainda, será que é necessário que um anjo da parte de Deus desça para nos revelar o que Ele quis dizer com isso?
Perdoe-me a jocosidade das colocações. Claro que nada disso é necessário para que entendamos que a condição para sermos perseguidos pelas bênçãos de Deus está no que o texto diz no seu início:
“se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos...”
Ouvir e guardar, e, podemos até mesmo substituir a  palavra guardar por obedecer.
Eu não sei quando começou e nem através de quem e, na verdade, nem interessa, mas o que interessa é que de repente foi difundido no meio da igreja um novo evangelho, o evangelho do Deus-servo. O evangelho do Deus que obedece às determinações de seu povo. O evangelho onde o centro não é mais aquele que é o motivo das Boas Novas, Jesus Cristo, mas sim, o próprio homem.
Onde foi que houve o desvio? Quando foi que abandonamos o verdadeiro caminho para nos enveredarmos por um atalho que nos afasta, não apenas da vontade de Deus, como do próprio Deus?
Será que o mais importante para o homem é receber as bênçãos de Deus? Não que isso não seja importante, mas quando leio a palavra de Deus percebo que a preocupação do Pai e a ênfase maior que Ele dá em Sua palavra estão ligadas ao relacionamento do homem com Ele e em todo o tempo, Deus apresenta em Sua palavra a prioridade de colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida, confirmando como consequência disso, bênçãos e mais bênçãos sobre a vida humana.
Quando o primeiro homem caiu no pecado, ali mesmo Deus estabeleceu um propósito de restaurá-lo e de restaurar também a comunhão que tinham antes da queda.


E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia...
Gênesis 3:8a

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Esse tem sido o desejo de Deus por todos esses séculos de existência humana, ou seja, o resgate do homem e a volta da criatura ao seu Criador.
Mas será que Deus não se importa com os detalhes da nossa vida? Será que Deus não se importa com o nosso sofrimento, nossas necessidades?
Amado, você prestou bastante atenção no texto de João 3.16, tão conhecido, citado acima?
Pois eu quero citar outro texto que confirma o amor de Deus por nós e a nossa extrema ansiedade que nos leva muitas vezes a esquecer de quem é o Deus a quem servimos.

Aquele que nem mesmo o seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:32 (grifo do autor)

Perceba que o tesouro maior que Deus nos deu foi o Seu próprio Filho, Jesus, e que o restante é decorrente da presença de Jesus em nossas vidas.
Quantos de nós, quantas igrejas hoje têm orado por um grande avivamento em nossa nação. Mas eu preciso te dizer que o avivamento não virá se primeiro não nos voltarmos para o Trono de Deus e não me refiro a um trono onde se buscam apenas bênçãos, mas sim a um Trono onde está assentado o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Todo-Poderoso, o El Shadai, o grande Eu Sou. Refiro-me ao Trono de adoração.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33
Uma das características do homem moderno é a ansiedade e a urgência, para não dizer pressa.
Vivemos em mundo que nos estimula, o tempo todo, a termos respostas imediatas em tudo. São os computadores, cada vez mais velozes, é a comida, que já vem pronta de fábrica bastando apenas esquentar em um forno. Já, quase, não se usa mais dinheiro em espécie no comércio, mas sim cartões magnéticos, visando maior segurança e rapidez nas transações comerciais, etc... Tudo hoje concorre para uma vida aparentemente mais fácil e objetiva.
A comunicação também não ficou fora desse movimento. Hoje existem os sites de relacionamentos onde milhares de pessoas no mundo inteiro se comunicam. Porém tudo isso tem alguns efeitos secundários. Por exemplo, já não é mais comum uma família se sentar à mesa para comerem juntos. Hoje cada um, de acordo com o seu horário pessoal, come em um momento diferente do outro.
Quando finalmente estão juntos, permanecem calados porque o filme na tv não os permite conversarem, e, terminado o filme, está na hora de todos irem dormir.
Por que estou falando nisso? Porque esta tem sido a estratégia de satanás para afastar o homem de Deus e para também destruir a família. Ele tem trabalhado tenazmente para isolar cada homem, cada mulher, cada jovem, cada pai e cada mãe. Nosso Deus é um Deus de relacionamentos, porém Ele, também, é um Deus de Santidade e não podemos entrar em Sua Santa presença com os pés sujos pela lama do pecado.
Quando compreendemos quem é o Senhor e a dimensão da Sua grandeza, então passamos a temê-Lo e trememos ao entrarmos em sua presença.
Sei, meu irmão, e tenho certeza de que você passa hoje por necessidades urgentes em sua vida. Sei que há uma voz gritando dentro do seu ser para que Deus o escute e venha em seu socorro. Mas creia, quando aprendermos a dar a Deus a resposta que Ele espera ouvir de nós, Ele, em sua fidelidade, se moverá a nosso favor de forma infinitamente superior às nossas expectativas.

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
a esse, glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém
Efésios 3:20-21(grifo do autor)

Não busque mais em primeiro lugar a bênção do Senhor, mas passe, a partir de hoje, a buscar o Senhor da bênção, sabendo que Ele é fiel à Sua palavra e não deixará que nenhuma delas caiam por terra na sua vida.
Volte ao Trono, volte ao Pai, volte a Deus e descubra o poder que há na verdadeira adoração.
Tudo o que Deus deseja de você e de mim é o nosso coração completamente comprometido com Ele e apenas com Ele.
É muito provável que você não tenha uma total percepção dos planos que Deus tem para a sua vida, mas sem querer ser místico, pode ter a certeza de que são sobrenaturais e, além disso, Ele deseja falar-lhe acerca desses planos, mas Ele não irá fazê-lo enquanto você estiver apenas interessado no que está em Suas mãos para lhe dar.
Quando você pára de olhar para as Suas mãos e passa a olhar para os Seus olhos e inclina o seu coração para o Pai e O busca como o sedento busca a água, então e somente então, Ele se deixará achar e se revelará a você.


Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes.
Jeremias 33:3


A intimidade do SENHOR é para aqueles que o temem; aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Salmos 25:14


Roberto Caputo

Um comentário:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir