quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O GRANDE SERVO DE DEUS



            Já dizia o saudoso Pr. Miranda Pinto: SE É GRANDE, NÃO É SERVO; SE É SERVO, NÃO É GRANDE.
            Infelizmente, alguns têm o mau hábito de, ao se referir àqueles que fazem a obra de Deus, atribuir-lhes, através dos títulos que carregam (pastores, bispos, apóstolos, ungidos, profetas, conferencistas, etc), um certo grau de glória, de mérito e de prestígio.
            Quantas vezes você já ouviu um pastor apresentar um pregador convidado da seguinte maneira:
            “Está conosco nesta noite, o GRANDE SERVO de Deus, o pastor...”?


            Em João 13:35, o Senhor Jesus nos diz o seguinte:

            “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos; em que vos ameis uns aos outros.”

            Que glória e honra para nós sermos chamados de discípulos de Jesus. Na verdade, fico pensando se tenho o direito de ser chamado assim. Se minha vida, realmente, condiz com a vida de um verdadeiro discípulo do Mestre.
Será que as pessoas veem em mim, nas minhas atitudes e palavras, a pessoa do Senhor Jesus?
Fico pensando, e sei que posso ser "apedrejado" por dizer isto, por que alguns pastores, quando convidados para pregar a Palavra de Deus, não têm a menor vergonha de “cobrar um cachê” por isso? Talvez em suas Bíblias não haja o texto de Mateus 10.8

            Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:8

Os grandes auditórios, a luz dos holofotes, hospedagem em hotéis caros, viagens em aviões, o conforto dos carros importados, mordomias, espetáculos no melhor estilo “gospel” têm seduzido muitos homens de Deus, que se apresentam para um povo que precisa ouvir o que Deus tem a falar, mas que ouve apenas o que deseja ouvir, porque alguns pregadores estão mais preocupados em agradar o “seu” público do que a Deus.

            FINALMENTE, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
I Tessalonicenses 4:1

Servir a Jesus como um pastor, não é um status, mas um chamado, e isto para poucos. Não deveríamos bater no peito porque fomos convidados para pregar em algum lugar, seja dentro ou fora do nosso país. Algumas vezes, ao ouvir determinados pregadores, os mesmos precedem sua mensagem com o relato de viagens que têm feito por países.
Fico pensando qual o proveito disso para quem está assentado necessitando, desesperadamente, de ouvir a voz de Deus?
Se o Senhor Jesus nos orienta em Mateus a não divulgarmos o que fazemos, por que deveríamos relatar o que Deus têm feito através de nós? Qual o propósito? Edificação? De quem? Talvez do nosso ego.

            Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Mateus 6:3

            Precisamos aprender com alguns homens da Bíblia e assim, sermos encontrados aptos para que Deus nos use segundo a Sua vontade e Soberania.
            Portanto, meu amado conservo, se o seu desejo, assim como o meu, é servir o nosso Deus durante a sua vida, precisamos e devemos seguir o conselho de quem, durante toda a vida, foi servo, e isto, até a morte.

É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João 3:30

Um comentário: