domingo, 15 de janeiro de 2012

O HOSPEDEIRO


          Já estou crucificado com Cristo; não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
(grifo do autor) Gálatas 2:20

Quando há uma epidemia de um vírus desconhecido em alguma cidade, onde centenas de pessoas estão morrendo, as autoridades sanitárias do local tentam localizar o hospedeiro, ou seja, aquele que tem o vírus dentro do seu organismo, mas não é afetado por ele, e, portanto, tem em seu sangue a cura para tal epidemia.
Quando o apóstolo Paulo declara que já não vive mais, mas que Cristo vive nele, ele está dizendo: EU SOU O HOSPEDEIRO DE CRISTO. Obviamente, não estou fazendo um paralelo de Cristo com o vírus mortal, mas da semelhança desse processo na vida de Paulo, pois Alguém mais poderoso habita e vive nele. Neste caso, o “vírus”, que é Jesus, não é mortal, antes, pelo contrário, quem é o seu hospedeiro, carrega dentro de  si a vida e vida em abundância.

O quê você entende desta expressão: ...não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim;...?

Outro dia, em um dos nossos cultos de oração, perguntei aos presentes o que eles entendiam ao ler este texto de Paulo. Ouvi algumas explicações teológicas, religiosas e espirituais. Alguns usaram metáforas para tentar revelar aquilo que não está oculto.

·         “O Espírito Santo nos revela a vontade de Deus”
·   “É como se não vivêssemos mais, mas passamos a ter uma comunhão maior com Deus para poder fazer a Sua vontade”

Outras colocações foram feitas, mas nenhuma se aproximou do que eu entendo ser a colocação de Paulo na carta aos Gálatas.
Quando eu disse sobre tentar revelar aquilo que não está oculto, é porque o texto de Paulo fala de forma simples, clara e direta acerca da experiência que ele estava vivendo com Deus.
Quando Paulo diz que não vive mais, mas que Cristo vive nele, o que ele quer dizer é exatamente isso. Vou explicar.
Lembra-se do encontro de Pedro com o aleijado na porta do templo? Ao ouvir o pedido de esmolas feito pelo mendigo, suas palavras foram essas:

Não tenho ouro e nem prata, mas o que eu tenho, isto eu te dou, em nome de Jesus, o Nazareno, levanta e anda.”
(grifo do autor) Atos 3:6

Pedro não orou a Deus pedindo que Ele tivesse misericórdia daquele homem, ou que, se fosse da Sua vontade, o curasse. Ele simplesmente disse, o que eu tenho eu te dou.
Sabe o que Pedro tinha? Cristo. Pedro também era um hospedeiro de Cristo.
 
- Pastor; o que o senhor quer dizer com isso, afinal de contas?

Algo simples e, ao mesmo tempo, intensamente poderoso e gigantesco.
Deus arquitetou um plano maravilhoso e incomparável para resgatar o ser humano das consequências do pecado. Enviou o seu Filho Jesus, que por Sua vez, cumpriu a Sua missão integralmente e voltou à presença do Pai. Jesus, então, entrega à igreja a autoridade e o poder para, assim como Ele, desfazer as obras de satanás.

Mas o que temos visto hoje, infelizmente, é uma igreja egoísta e que só pensa em si mesma. Para onde olhamos, vemos pregadores trazendo mensagens que dizem que somos abençoados, mais que vencedores, cabeça e não cauda, e que por isso temos o direito de receber todas as bênçãos que desejarmos. E eu, amados, já ouvi um determinado “pastor” da mídia dizer em um dos seus cultos: “Deus tem que dar!!! Deus tem que dar!!!”
Diante de tudo isso, onde está a autoridade da igreja e o poder que lhe foi entregue para desfazer as obras de satanás, se ele mesmo está se infiltrando em nosso meio?
Cristo vivendo em mim, Cristo vivendo em nós é a única esperança que o mundo pode ter de salvação.

Aos quais, Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
(grifo do autor) Colossenses 1:27

Porque a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus.
(grifo do autor) Romanos 8:19

Será que você e eu temos autoridade suficiente para, no nome de Jesus, repreender uma simples dor de cabeça? Ou aconselharíamos ao enfermo tomar uma neosaldina?

Quando Cristo vive em nós, ou seja, quando nos tornamos um hospedeiro de Cristo, já não temos de fazer nada, pois Ele mesmo o faz em nós. Eu não preciso orar suplicando a Deus que cure alguém, pois o próprio Cristo, que vive em mim, fará isso pelo Seu poder.
Talvez você ache isso um pouco forte demais, mas quem disse que o nosso Deus é fraco e que as Suas coisas são fáceis de serem compreendidas?

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
I Corintios 2:14

Muito, ainda, poderia ser dito, mas prefiro terminar por aqui, dizendo apenas que o hospedeiro de Cristo exala o cheiro, o aroma e o bom perfume de Cristo.
Não há como Cristo viver em mim sem que os que estão ao meu redor o saibam.

Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Colossenses 2:5

Cristo em mim, Cristo em você, é, simplesmente, Deus na terra.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para meu Pai.
João 14:12

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim
(grifo do autor) João 17:21-23

Lembre-se, se você é um hospedeiro de Cristo, então em seu sangue corre o poder dEle e sua vida fará toda a diferença, seja onde for que você estiver.
                                                                             
                                                                                                       Roberto Caputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário