domingo, 5 de fevereiro de 2012

PENSANDO EM DESISTIR? POR QUÊ???


           

          
            Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? ...
Jeremias 12:5ª

Visão, Ânimo e Perseverança, são palavras que devem andar juntas.
Alguns têm visão e ânimo, mas não têm perseverança para prosseguir.
Outros têm ânimo e perseverança, mas correm sem destino, pois lhes falta a visão do alvo.
Mas há os que têm a visão, estão dispostos a perseverar, mas não têm ânimo diante dos obstáculos que surgem. E esta palavra é direcionada exatamente para esse tipo de pessoa.
Às vezes estipulamos grandes alvos na vida, obviamente, porque desejamos obter grandes resultados, mas quando começamos a caminhar na direção deles, inevitavelmente, começam a surgir os obstáculos, as dificuldades, os adversários da vida, que tentam impedir que cheguemos ao nosso objetivo.
Para cada meta escolhida, há uma estrada a ser trilhada. E a cada passo que damos, os próximos vão se tornando mais difíceis. Parece que, a cada momento, o grau de dificuldade vai aumentando. Depois de certo tempo nessa estrada, a impressão que temos é que ninguém deseja que consigamos chegar ao nosso destino. Tudo parece mais difícil e a nossa velocidade também diminui.
Não sei se você já parou para observar o rosto de um maratonista no início de uma maratona e, logo depois, no final. São expressões completamente diferentes.
No início, muitos estão certos da vitória. Dentre estes, alguns não têm a menor dúvida de que podem superar os adversários da corrida. Eles dão entrevistas às redes de TV, esbanjam sorrisos e acenos. Estão tranquilos e transmitem toda a segurança do mundo. Mas alguns se esquecem de que há outros adversários que, necessariamente, não estão correndo, mas que participam da corrida o tempo todo.

Poderíamos citar os seus nomes: 
  • Cansaço
  • Dúvida
  • Desânimo
  • Tempo
  • Fraqueza 
  • Vontade de desistir
No início, todos correm com vontade e fôlego. Passam-se os primeiros quilômetros e tudo está tranquilo, e então, surge o primeiro obstáculo, uma pequena subida no percurso. Na verdade ela não é tão inclinada, mas, quando o atleta entra nela, parece que o seu peso dobrou.

- O que está acontecendo? – pensa o corredor que está em primeiro lugar.
Eu sabia desta subida, mas não pensei que fosse tão íngreme assim.

Sua velocidade diminui, seu fôlego fica um pouco mais raro e ele constata que o seu corpo já está experimentando algo que não esperava tão cedo, o cansaço.
De repente ele vê uma cena que há algum tempo não via. O segundo colocado se aproximando lentamente.
Agora, surge o segundo adversário, a dúvida.

- Será que ele me alcança? Será que ele não está ficando cansado como eu?

Perguntas sem respostas e que levam o nosso atleta a se empenhar mais em sua trajetória.
Mais alguns quilômetros percorridos e lá se foi mais da metade do percurso. Mas a visão do segundo colocado permanece e quando eles entram em uma reta, o inesperado acontece: ele vislumbra, um pouco mais atrás, o terceiro colocado com um gás que ele já não tem há um bom tempo. Então surge o primeiro sinal da presença do terceiro adversário.

- Acho que não vou conseguir desta vez. Eles estão muito mais rápido do que eu. Talvez fosse melhor diminuir a minha marcha e me contentar com o terceiro lugar.


E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:62

O desânimo surge implacável e impiedoso. O corredor começa a considerar a hipótese de um “honroso” terceiro lugar. Eles, visivelmente, estão se aproximando e quando faltam apenas uns oitocentos metros para o término da corrida, em sua mente, surge uma questão:

- Será que vai dar tempo?

Seus pensamentos acabam de ser atropelados pela preocupação com o quarto adversário, o tempo.
No que ele está pensando agora, a trezentos metros da chegada? Ele ainda está em primeiro, mas o segundo lugar está a cinquenta metros dele e o terceiro a setenta.
Parece que ele ouve algo como um gemido. São os seus ossos e músculos, gritando de dor. Todo o seu corpo está exausto e, juntos, chegam os seus últimos adversários nesta corrida: fraqueza e vontade de desistir.
Agora ele está a apenas dez metros da linha de chegada, ouve claramente os passos do segundo colocado atrás de si, e quando pensa em desistir, uma voz fala ao seu coração:

- Por que parar agora? O que se encontra entre você e a vitória não é o seu oponente, que está atrás de você, mas a estreita faixa de tecido que está à sua frente. Atravesse-a!!! Atravesse-a!!!

A sua alma e espirito se enchem de forças e, num último impulso, ele se lança sobre a faixa, rompendo-a e conquistando, assim, o primeiro lugar de duas corridas. A primeira entre atletas iguais a ele, e a segunda, contra si mesmo e a incerteza de que ele era capaz de alcançar o seu objetivo maior.
 Será que este maratonista tem algo a ver com você? Sei que a sua corrida é bem mais difícil e muito mais longa.
Será que você pode parar um pouquinho agora e olhar mais uma vez o trajeto que traçou para alcançar a sua linha de chegada?
Se você acabou de começar a sua “maratona” e já está pensando em desistir, apenas porque viu pessoas ao seu lado e atrás de você aparentando uma garra e empolgação que você não tem, lembre-se de que a vitória em uma competição não depende apenas de garra e empolgação, mas, como eu disse no início, de Visão, Ânimo e Perseverança.
Portanto, se você tem visão de onde deseja chegar, está animado para alcançar o seu objetivo e tem os seus olhos fixados apenas na linha de chegada, a primeira coisa a fazer é deixar de dar atenção ao que está ao seu redor e ouvir aquela voz que te empurra pra frente. A voz que te diz:

Olhe apenas para a faixa e atravesse-a!!! Atravesse-a!!!


            Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9

3 comentários:

  1. Pr. precisava de uma Palavra abençoada para minha vida.. estou voltando hj das minhas férias e quero muito q o Senhor renove minhas forças e me dê ânimo para mais uma caminhada!!! Louvo a Deus pela sua vida!!
    A Paz..

    ResponderExcluir
  2. Precisava desse incentivo p seguir em frente.. q Deus continue a usar sua vida poderosamene e alegrar o nosso corção.. como vc mesmo disse: são muitas respostas q encontram se caladas em meu coração.
    A paz de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus, Scylla, por esta palavra ter lhe abençoado. Que o Senhor nos dê outras palavras que nos levem ao centro da Sua vontade. Grande abraço.

    ResponderExcluir