terça-feira, 24 de abril de 2012

ENGANADOS, MAS FELIZES?






             O meu povo perece, porque lhe falta o conhecimento; porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 4:6

Sacerdotes que abandonaram o chamado por um prato de lentilhas. Homens e mulheres que se venderam por fama, riqueza e poder. Servos que foram convocados pelo Rei, mas que decidiram desertar do Seu exército para criarem o seu próprio e pequenino exército.
E, por causa deles, o povo tem sido destruído. Destruído na esperança, destruído na fé, destruído na unidade, destruído na comunhão, destruído no conhecimento de Deus.
Porque aqueles que deveriam anunciar a vontade de Deus para o Seu povo se calaram e escolheram falar apenas o que agrada ao povo e não o que confronta o seu pecado.
Onde estão os atalaias de Deus? Onde estão os verdadeiros profetas de Deus? Onde estão aqueles que, como João Batista, têm a ousadia de levantar a voz contra o pecado do rei?
Mas é preciso chamar a atenção do povo que se chama pelo nome do Senhor. Pois este povo não é desprovido de pensamento e raciocínio. Este povo ainda é capaz de decidir. Este povo se encontra no vale da decisão. A este povo eu desejo clamar como Josué clamou.

            Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Josué 24:15

Muitos líderes hoje têm conduzido o povo a uma relação de completa dependência pastoral e não espiritual. Nada podem fazer, escolher ou decidir se por eles não forem autorizados. Líderes que têm transformado a mente dos seus liderados em mentes robotizadas.
Nenhum rapaz pode namorar uma jovem se o seu líder não aprovar, nenhum pai de família pode comprar ou vender sem a autorização do seu pastor, nenhuma decisão pode ser tomada sem que passe pelo crivo de uma liderança que está mais preocupada em manter as rédeas curtas do seu rebanho do que ensiná-lo a caminhar pela palavra de Deus e que a paz de Cristo deve ser o árbitro em seus corações.
Talvez seja preciso sacudir a este povo que é sincero em sua fé, mas que tem sido violentado espiritualmente e manipulado para crer num “deus de barganha”, o qual não é possível encontrar descrito na palavra do Único e Verdadeiro Deus, senão apenas nas pregações tendenciosas e gananciosas de pregadores egoístas e avarentos.
Por que deveríamos nos calar? Por que deveríamos concordar com este tipo de situação no meio da igreja?
Sei que isto é bíblico. “No final dos tempos surgirão falsos cristos e falsos profetas e enganarão a muitos e até os escolhidos se possível...”.
Portanto, eu sei que não posso impedir que isto aconteça, mas a palavra de Deus não diz que devemos assistir a estas coisas inertes e calados.
Fui chamado para pregar a palavra de Deus a todos quantos puderem ouvir. Não sei quantos, dos que me ouvirem, darão crédito à minha voz, mas o que importa é que se fale o que a palavra diz, pois ela é verdadeira e não voltará vazia.
Não é tempo de dizer o que eu acho, mas sim o que Deus tem falado por Sua palavra e nada mais.
            Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.
Josué 24:14
Servi ao Senhor! Servi ao Senhor!
Não consigo ver a necessidade de aplicar exegese em um texto simples como este. E servir ao Senhor é tão somente obedecê-Lo e nada mais.
Milhões têm sido gastos em programas de televisão para que os seus “animadores gospel” gastem de um tempo mais que precioso acusando-se uns aos outros e envergonhando o evangelho do Senhor Jesus, enquanto pessoas desesperadas, do outro lado das câmeras, anseiam por uma palavra de libertação e salvação para as suas vidas.
Servi ao Senhor e isto, com sinceridade e verdade, diz o verso 14. Como temos visto tão pouca sinceridade e verdade na vida de alguns pastores e lideres que tem enorme influência sobre a vida de milhares de milhares.
E quantas vidas que hoje estão fora dos rebanhos por terem sido aviltados e saqueados por seus líderes.
Sei que a minha voz é como a de um beija-flor na floresta incendiada e que muito pouco poderá produzir, mas, pelo menos poderei deitar a minha cabeça em meu travesseiro e dormir em paz diante do meu Deus, sabendo que não me calei diante de tanta barbaridade espiritual e doutrinária que tem acontecido no meio da igreja.
Quando prego contra o pecado, não conto com a simpatia de todo o povo, com foi na igreja primitiva, mas se prego a prosperidade, a chegada de uma casa nova, um carro zero ou de um emprego em que se ganhe três vezes mais, então eu sou um “homem de Deus” e serei sempre convidado para pregar em muitos lugares.
Desculpe se a minha palavra não lhe traz paz, e sido isto acontece com você enquanto lê estas linhas, glorifico ao Senhor, pois o objetivo foi alcançado. O meu maior alvo é tirar você e a outros da zona de conforto em que estão, porque foi para isso que o Senhor me chamou.
            Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada, porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.
Mateus 10:34,35
Ele, Jesus, é o meu modelo. Se tenho de seguir a alguém, por que deveria ser a um homem, por maior que seja o seu título entre nós?
Não, definitivamente, não!!! Seguirei ao meu bom Mestre, ao meu bom Pastor.
Tenho em mim a consciência da responsabilidade que sobre os meus ombros foi colocada quando aceitei o chamado de Deus para mim. Sei que se não cumprir o que Deus requer de mim, ele se esquecerá dos meus filhos e de minhas mãos cobrará o sangue de cada um que se perder, por causa da minha negligência.
Amado, comece a buscar a vontade de Deus para a sua vida na palavra de Deus. Não estou fazendo apologia a uma atitude rebeldia contra a sua liderança, de jeito nenhum, mas apenas estimulando você a ler mais a palavra, pois ela será o seu fiel da balança.
Será através do conhecimento dela que você e eu poderemos saber se o que nos está sendo ensinado nos púlpitos é realmente da parte de Deus ou apenas dos homens.
Lembre-se que a palavra de Deus nos diz que devemos examinar tudo e reter o que é bom.
Que então, assim seja na tua vida e que Deus o abençoe grandemente.

Roberto Caputo

Um comentário:

  1. Por isso, q louvo a Deus pela nossa Igreja, a qual só prega p nós a verdade do Evangelho q é JESUS CRISTO.. o que importa para nós é o q vem do alto,, da parte de Deus!!! Me incentivando a buscar e a parosseguir p o Alvo.. A caminhada é árdua,, mas com JESUS e os líderes q pregam o EVANGELHO DELE.. a certeza da vitória é plena!!!
    A Paz!!

    ResponderExcluir