segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Não desista... Deus ainda está te ouvindo.




            Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
Salmos 34:17

Vivemos em um mundo tão mau e cruel, que já não temos mais nenhum interesse em assistir a um telejornal, pois em torno de 90% das notícias ali informadas são frutos de alguma tragédia humana.
Seja a história de um marido que, por não aceitar o término do casamento, mata a esposa e filhos e depois se mata, ou a simples constatação de que um ano após a tragédia na região serrana, absolutamente, nada foi feito pelo governo.
Quando nos deparamos com situações como essas, o pensamento que nos vem é:

“Não adianta reclamar! Ninguém se importa com a nossa dor!”

Você é capaz de ser sincero consigo mesmo? Não é assim, também, que às vezes a gente reage com Deus?
Eu não tenho a menor dúvida de que você, hoje, está atravessando por um problema sério. Saúde, finanças, família, emocional, espiritual ou em qualquer outra área da vida, mas que, com certeza, para você é algo de extrema urgência.

- Meu amado, ore ao Senhor que Ele irá te abençoar!!!

Será que alguém já lhe disse isto? Provavelmente, né? E eu posso até imaginar o que você me diria agora:

- Sinceramente, pastor, eu já orei, mas... mas... mas, não adiantou. Nada mudou e, pelo contrário, o problema ainda piorou. Não sei se sou eu que não tenho fé suficiente ou se é Deus que não quer me ajudar. Talvez Ele esteja querendo me castigar, sei lá.

Bem, mesmo não sabendo qual a dimensão do seu problema, quanto tempo você acha que seria necessário para resolvê-lo? Outra coisa, quantas pessoas seriam afetadas com a “solução” do mesmo? Só mais uma pergunta e prometo que será a última: Você tem absoluta certeza de que a solução que está em sua mente, a qual você tem pedido a Deus que realiza, é a única opção para resolver tudo?
Como este blog  não tem espaço para “achismos”, vamos para a palavra de Deus?

O coração do homem faz muitos planos, mas a resposta final dos lábios, vem do Senhor.
Provérbios 16:1

A grande verdade é que quase 100% dos crentes, quando vamos pedir algo a Deus, chegamos com a solução pronta na ponta da língua e a nossa oração tem o seguinte formato:

Senhor, eu preciso disso, disso, disso... e também, daquilo, daquilo e daquilo, e tudo isto para ontem”, em nome de Jesus, amém.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Fico pensando que Alguém que me ama, e cuja vontade é boa, agradável e perfeita, só pode ter o melhor para mim.

Vinde e arrazoemos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Isaías 1:18,19

Deus tem o melhor para você e para mim e por favor, não diga como alguns: “O melhor de Deus ainda está por vir”, porque isto ofende a Deus. Eu explico. O melhor de Deus, amado, já veio e o Seu nome é Jesus.
Quando eu digo que o melhor de Deus ainda está por vir, é a mesma coisa que dizer que Deus ainda não nos deu do Seu melhor. Mas eu posso dizer, sem medo de errar, que Deus tem o melhor desta terra para você e isto não é uma promessa minha, mas do próprio Deus.
Você percebeu o convite de Deus no verso 18 de Isaías 1?

Vinde e arrazoemos, diz o SENHOR:...

Não desista, Deus ainda está te ouvindo. Se você está ouvindo uma vozinha dizendo que Deus não se importa com a sua dor, preciso lhe dizer que esta, com certeza, não é a voz de Deus, pois o Seu convite para você e pra mim é:

“Vem filho, vem filha, vamos conversar, conte-me sobre a sua vida e permita-me fazer algo por você!!!”

Não... você não está e nunca esteve sozinho. As suas orações são todas recolhidas por um anjo em uma salva de ouro e levadas à presença de Deus como um incenso de cheiro agradável.

E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5:8

Se você está pensando em desistir, saiba que este artigo que escrevo foi por ordem do Senhor exclusivamente para a tua vida, porque Ele te ama e está dizendo isso agora com todas as letras:

“Filho amado, filha amada, por que você acha que eu não te amo? Será  que a morte do meu filho naquela cruz já não provou isto? Por que você parou de me buscar? Levanta os teus olhos agora, pois neste exato momento Eu estou olhando para ti e estou dando ordem aos meus anjos a teu respeito. Mas saiba que o que farei por ti é a minha vontade, e ela só não acontecerá na tua vida se você a rejeitar. Portanto saiba que a minha bênção sobre a tua história já foi liberada, resta saber se você ainda a quer, mesmo que ela não seja exatamente aquilo que você me pediu.”

Aquele que nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:32

Você pode não estar enxergando nenhuma luz no fim do túnel da sua vida, mas lembre-se do que Jesus disse:

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12

Sim, Ele ainda está te ouvindo, e não importam quão densas sejam as nuvens que te cercam, só Ele tem poder para assoprá-las para longe da tua casa, do teu casamento, dos teus filhos, da tua família, enfim, da tua vida.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
Salmos 27:14

Encerro esta meditação apenas com uma frase:

Creia...Vale a pena esperar no Senhor!!!

Deus te abençoe.
Roberto Caputo

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A HIPOCRISIA DA IGREJA



          Existe uma coisa, dentro da igreja, que me incomoda bastante. Nós temos uma facilidade enorme em apontar o dedo para o pecado dos outros, mas, na mesma proporção ou maior, temos grande dificuldade em olhar e reconhecer os nossos próprios erros.

         E por que reparas, tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
         Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
         Hipócrita, tira, primeiro, a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Mateus 7:3-5

O texto de Mateus é o tipo de texto que não necessita de uma interpretação exegética ou de qualquer outra. Basta lermos que a sua mensagem chega imediatamente ao nosso entendimento e coração. E, como se fala, vamos combinar? Não é exatamente isso que acontece hoje dentro da igreja?
Eu já ouvi, e tenho certeza de que você também, um ou outro amado, aquém darei o nome fictício de Vanderaldo dizer:
“Eu não tenho vício nenhum. Eu não bebo, não fumo e nem jogo!!!”
Mas, o mesmo Vanderaldo que, com o peito estufado, declarou estas coisas, em um momento posterior  disse:
“Olha lá aquele irmão, eu acho um absurdo ele frequentar a nossa igreja. Outro dia eu o vi com um cigarro na mão. Tá na cara que esse cara não se converteu coisa nenhuma!!!”
Não sei se você concorda comigo, mas absurdo é ouvirmos este tipo de crítica da boca de alguém que se julga um cristão. Porque este mesmo Vanderaldo, por sua vez, não perde um capítulo sequer da novela das oito, e, quando  ela está por terminar, ele já está comentando a que vai entrar no lugar:
“Parece que a que vai entrar no lugar desta será muito boa. Sabe quem vai ser o ator principal? O Tony Ramos, e ele vai contracenar com a Glória Pires. Eles são ótimos, né??? Não vejo a hora de começar!!!”
Você pode pensar que a história do tal “Vanderaldo”, que citei no exemplo acima, é apenas algo fictício, mas para surpresa sua, o Vanderaldo, na verdade, representa milhares de milhares de crentes nos dias de hoje.
Parece que quando começamos a frequentar uma igreja já não somos mais passíveis de errar. É claro que o Senhor Jesus, se fizemos a confissão dos nossos pecados, nos perdoou e nos purificou de toda a injustiça que cometemos antes de fazermos uma aliança com Ele. Mas não podemos esquecer o que diz a palavra de Deus.

         Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
         Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

I João 1:8,10

Há um texto na palavra de Deus que é tão simples e claro, quanto o de Mateus.

         Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
I Corintios 10:23

Se partirmos somente deste princípio, acharemos uma lista enorme de coisas que fazemos que não edificam nada. Nem a nós e nem a ninguém.
Mas o apóstolo Paulo, antes de escrever este texto à igreja de Corinto, já havia escrito outro semelhante:

         Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
I Corintios 6:12

Agora a coisa complicou. Porque quando Paulo diz: “...mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”, ele está incluindo tudo aquilo que você e eu fazemos diariamente e não passamos um dia sem fazê-lo. Quer exemplos? Então vamos a eles.
Você gosta de um cafezinho? Você tem ideia de quantos cafezinhos por dia alguns crentes tomam? Então, sugira a um deles fazer um jejum de café por uma semana e veja qual a resposta que ele lhe dará.
Vamos a outro. Que tal um refrigerante bem geladinho num dia quente de verão?
Ah, pastor, pega leve! Qual o problema de tomar um refrigerante geladinho num dia de calor?
Com certeza nenhum, eu mesmo já tomei várias vezes. Mas o que estamos tratando aqui é de... não ser dominado por nenhuma delas... lembra-se?
E que tal se este refrigerante também fizer parte do café da manhã, do almoço, do lanche da tarde, do jantar, da ceia antes de dormir? Eu conheço um crente que toma dois litros de refrigerante no almoço e dois litros no jantar.
Mas a lista é grande. Poderíamos falar de futebol, trabalho, filhos, marido, esposa, calçados, roupas, maledicência, inveja, ciúmes e muitas outras coisas que nos prendem como se fossem pesadas correntes de ferro.

Só quero citar mais uma, que é bíblica, e que, se não em todas as igrejas, em uma grande maioria é praticado.
Você já ouviu o “ditado” que diz que crente não bebe, mas cooomeeee???
Pois é... Se atentarmos apenas para esse ponto, veremos que muitos de nós cometem o pecado da glutonaria diante do nosso Deus e nem nos incomodamos com isso.
Veja o que diz a palavra:

         Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, ... , bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Quero chamar a sua atenção apenas para a última parte do texto:

...os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Quando é que paramos para pensar nisto, antes de comermos vinte pedaços de pizza, no rodízio? Ou então, antes de comermos carnes e mais carnes, numa churrascaria, até chegarmos ao ponto de ter de sentar, de tão pesados que estamos, para não falar do estado em que nos encontramos, ou seja, passando mal de tanto comer.
Perdoem a palavra forte, mas não há outra a ser dita neste momento. Temos sido hipócritas.
Na carta de Pedro lemos:

         Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
I Pedro 1:16

O que você pensa? Será que você acha que santidade passa apenas pela questão do sexo? Santidade é viver separado para Deus. Separado para agradar a Deus. Buscando fazer apenas aquilo que agrada ao Senhor.
Eu critico o meu irmão em Cristo, que não é da minha denominação (religião), por quem Jesus também derramou o seu sangue e morreu, apenas porque ele bate palmas no culto. Ou então porque ele vai à igreja de bermudas. Ou ainda, porque ele usa um brinco em uma das orelhas, ou, (também existe isso... pasmem) porque ele grita “Aleluia!!!” dentro do templo na hora do culto.
Mas também o critico porque, sendo ele novo na fé, acha que pode ser usado por Deus para me dar alguma palavra. No entanto, na hora do louvor eu canto bem alto:

...meu irmão, tu és importante para mim, pois através de ti, Deus pode falar comigo...

HIPÓCRITAS!!!

Sabe de uma coisa? Esse assunto dá pra encher mais de vinte páginas e eu ainda estou na sexta, então é melhor parar por aqui.
A única coisa que me lembro, quando presencio todas essas coisas e muitas outras dentro do corpo de Cristo, é uma palavra do Senhor Jesus, que, para mim, joga por terra toda esta baboseira que vimos até aqui.

         Todo o que o Pai me dá virá a mim; e todo aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 6:37

Tudo, realmente, me é permitido fazer, mas eu preciso discernir o que é relevante, edifica e não tem poder de domínio sobre mim.
Amor... Esta é a única coisa que deve, ou pelo menos, deveria me dominar. Se assim fosse, a igreja, com certeza, seria um lugar de refúgio, cura, restauração e libertação e não um lugar, como infelizmente algumas têm se tornado, de tantas contradições.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós, nos perdoe e nos conduza ao arrependimento.
Em Cristo
Roberto Caputo

domingo, 15 de janeiro de 2012

O HOSPEDEIRO


          Já estou crucificado com Cristo; não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
(grifo do autor) Gálatas 2:20

Quando há uma epidemia de um vírus desconhecido em alguma cidade, onde centenas de pessoas estão morrendo, as autoridades sanitárias do local tentam localizar o hospedeiro, ou seja, aquele que tem o vírus dentro do seu organismo, mas não é afetado por ele, e, portanto, tem em seu sangue a cura para tal epidemia.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O GRANDE SERVO DE DEUS



            Já dizia o saudoso Pr. Miranda Pinto: SE É GRANDE, NÃO É SERVO; SE É SERVO, NÃO É GRANDE.
            Infelizmente, alguns têm o mau hábito de, ao se referir àqueles que fazem a obra de Deus, atribuir-lhes, através dos títulos que carregam (pastores, bispos, apóstolos, ungidos, profetas, conferencistas, etc), um certo grau de glória, de mérito e de prestígio.
            Quantas vezes você já ouviu um pastor apresentar um pregador convidado da seguinte maneira:
            “Está conosco nesta noite, o GRANDE SERVO de Deus, o pastor...”?