domingo, 29 de abril de 2012


            
O QUE VOCÊ DISSE?

            Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
Provérbios 25:11


Na história da humanidade, grandes eventos aconteceram e gigantescos movimentos surgiram tão somente por causa de uma palavra dita por alguém.
Pela insanidade de um homem e por sua destreza com as palavras, surgiu o nazismo.
Muitos outros líderes se levantaram e usaram deste mesmo instrumento, a palavra, para arrastar uma multidão atrás de si.
Maomé, Buda, Gandhi, Dalai Lama, Mao Tsé-Tung, Joana D’arc, Kenedy, Napoleão Bonaparte, Mandela e muitos outros.
Diferentes motivos e ideais levaram homens e mulheres a abrirem as sua bocas e anunciarem ao mundo aquilo em que acreditavam.
Se trouxermos este tema para o pequeno universo de nossa família, de nossa casa, podemos constatar que a palavra é um poderoso instrumento agregador, mas, ao mesmo tempo, desagregador, conforme a maneira e objetivo da sua colocação.

            A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza gozará do seu fruto.
Provérbios 18:21

Alguém disse que as palavras são como as penas de um travesseiro estourado sobre uma montanha, depois que são levadas pelo vento não se pode mais recolhê-las.
Não é por acaso que, como pastores, lidamos com pessoas com tantos problemas nos relacionamentos familiares. A grande maioria tem a sua origem em palavras que foram ditas em meio à emoção do momento e fora do seu tempo.
Maridos que falam palavras duras para suas esposas em momentos de fúria. Mulheres que lançam no rosto de seus maridos a decepção de não serem felizes por não terem esta ou aquela expectativa atendida.
Enfim, muitos têm usado as palavras como instrumentos de desconstrução e não de edificação de relacionamentos.

            Quando entendermos o poder que existe na palavra, conseguiremos fortalecer os laços que nos unem à nossa esposa, ao nosso marido e aos nossos filhos.
Uma das estratégias que a Bíblia nos sugere em relação à palavra, por mais paradoxal que possa ser, é exatamente o contrário, ou seja, ao invés de falar, ouvir.

            Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Tiago 1:19

Nossa prontidão deve ser em ouvir e não em falar.
Quantos, por não terem paciência de ouvir o outro, precipitam-se em dizer o que não devem, causando grande mal e provocando feridas que às vezes não poderão mais ser tratadas?
É preciso exercitar o dom da paciência e nos lembrarmos de que nem tudo é o que parece ser.

            Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
João 7:24

A todo o momento estamos jugando o nosso próximo. E muitas vezes o julgamos baseados nas informações de outrem. A tão conhecida “fofoca”.
Palavras, sempre palavras.
Talvez você tenha ouvido em sua infância palavras que só lhe trouxeram dor e desprezo. É possível que seu pai, por inúmeras vezes, tenha dito que você não seria ninguém na vida e que, também, não tinha valor algum.
Na verdade, o seu destino é escrito por você mesmo e não pelo que alguém, ainda que seja o seu pai ou a sua mãe, pensar ou disser a seu respeito.
Durante a nossa vida iremos ouvir muitas palavras. De pais, de amigos, de chefes, de vizinhos, de parentes, de marido, de esposa, de filhos, de pastores, de líderes, de servos, de autoridades e de milhares de pessoas com quem teremos contato enquanto vivermos. No entanto, a Bíblia nos dá a receita para vivermos livre de toda a influência maligna que alguém, com suas palavras, possa querer exercer sobre nós.
Inveja, ciúmes, rivalidade, competição, desprezo, egoísmo e toda a sorte de sentimentos nocivos motivam muitos a liberarem palavras de destruição sobre outras pessoas.
Mais uma vez a Bíblia nos ensina também acerca destas coisas. Uma vez que não podemos deixar de ouvir algumas coisas, podemos nos prevenir contra elas seguindo o que a palavra de Deus nos fala.

            Examina todas as coisas. Retém o que é bom.
I Tessalonicenses 5:21

Sempre ouviremos todo o tipo de palavra, mas sou eu quem decide o que entrará e permanecerá em meu coração.
Toda semente que não é boa e que gera ervas daninhas no meio da plantação, deve ser arrancada para que não receba do alimento que foi destinado à boa semente e prolifere, trazendo dano maior a toda plantação.
Você não precisa e nem deve se alimentar das palavras que lhe trazem dor e sofrimento, mas, pelo contrário, é preciso removê-las do solo do seu coração, para que não frutifiquem e lhe empurrem para o fundo do poço.
As pessoas têm uma forte tendência a criticar, a desanimar, a condenar e a liberar palavras que demonstram inveja, rivalidade e competição.
Quantas vezes você escuta alguém lhe dizer que o seu trabalho foi excelente? Que você é uma pessoa em quem se pode confiar?
Alguns, por não ter o que falar, sempre iniciam uma conversa falando mal de alguém.
“- Você soube do fulano? Diz que...”.
Outras pessoas conseguem, quase que ao mesmo tempo, falar bem de alguém e mau de outra pessoa.

            De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Tiago 3:10

Verdadeiramente, a língua é um órgão tão pequenino, mas de tão difícil controle.

            Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
            A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3:5,6

Quem pode dominar a língua?

            Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
            Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Tiago 3:8,9

Depois de constatarmos tantas coisas ruins que a nossa língua pode produzir, o quê fazer então?
Só poderemos encontrar a resposta para esta pergunta na palavra de Deus.
Em primeiro lugar a Bíblia diz que a boca só fala do que está no coração.

            O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:45

Em segundo lugar a Bíblia nos ensina o que devemos colocar em nosso coração.

            Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

E em último lugar, o que dissermos deve edificar a vida daqueles que nos ouvem.

            Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Efésios 4:29

Se o seu coração estiver cheio da palavra e da presença de Deus, por onde você passar deixará um rastro de bênçãos e, com certeza, marcará muitas vidas de forma positiva.
Portanto, deixe que o Senhor o levante como um atalaia nesta terra e o use como um verdadeiro profeta Seu entre os homens.

            E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.
            Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
Colossenses 3:23,24

Roberto Caputo

terça-feira, 24 de abril de 2012

ENGANADOS, MAS FELIZES?






             O meu povo perece, porque lhe falta o conhecimento; porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 4:6

Sacerdotes que abandonaram o chamado por um prato de lentilhas. Homens e mulheres que se venderam por fama, riqueza e poder. Servos que foram convocados pelo Rei, mas que decidiram desertar do Seu exército para criarem o seu próprio e pequenino exército.
E, por causa deles, o povo tem sido destruído. Destruído na esperança, destruído na fé, destruído na unidade, destruído na comunhão, destruído no conhecimento de Deus.
Porque aqueles que deveriam anunciar a vontade de Deus para o Seu povo se calaram e escolheram falar apenas o que agrada ao povo e não o que confronta o seu pecado.
Onde estão os atalaias de Deus? Onde estão os verdadeiros profetas de Deus? Onde estão aqueles que, como João Batista, têm a ousadia de levantar a voz contra o pecado do rei?
Mas é preciso chamar a atenção do povo que se chama pelo nome do Senhor. Pois este povo não é desprovido de pensamento e raciocínio. Este povo ainda é capaz de decidir. Este povo se encontra no vale da decisão. A este povo eu desejo clamar como Josué clamou.

            Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Josué 24:15

Muitos líderes hoje têm conduzido o povo a uma relação de completa dependência pastoral e não espiritual. Nada podem fazer, escolher ou decidir se por eles não forem autorizados. Líderes que têm transformado a mente dos seus liderados em mentes robotizadas.
Nenhum rapaz pode namorar uma jovem se o seu líder não aprovar, nenhum pai de família pode comprar ou vender sem a autorização do seu pastor, nenhuma decisão pode ser tomada sem que passe pelo crivo de uma liderança que está mais preocupada em manter as rédeas curtas do seu rebanho do que ensiná-lo a caminhar pela palavra de Deus e que a paz de Cristo deve ser o árbitro em seus corações.
Talvez seja preciso sacudir a este povo que é sincero em sua fé, mas que tem sido violentado espiritualmente e manipulado para crer num “deus de barganha”, o qual não é possível encontrar descrito na palavra do Único e Verdadeiro Deus, senão apenas nas pregações tendenciosas e gananciosas de pregadores egoístas e avarentos.
Por que deveríamos nos calar? Por que deveríamos concordar com este tipo de situação no meio da igreja?
Sei que isto é bíblico. “No final dos tempos surgirão falsos cristos e falsos profetas e enganarão a muitos e até os escolhidos se possível...”.
Portanto, eu sei que não posso impedir que isto aconteça, mas a palavra de Deus não diz que devemos assistir a estas coisas inertes e calados.
Fui chamado para pregar a palavra de Deus a todos quantos puderem ouvir. Não sei quantos, dos que me ouvirem, darão crédito à minha voz, mas o que importa é que se fale o que a palavra diz, pois ela é verdadeira e não voltará vazia.
Não é tempo de dizer o que eu acho, mas sim o que Deus tem falado por Sua palavra e nada mais.
            Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.
Josué 24:14
Servi ao Senhor! Servi ao Senhor!
Não consigo ver a necessidade de aplicar exegese em um texto simples como este. E servir ao Senhor é tão somente obedecê-Lo e nada mais.
Milhões têm sido gastos em programas de televisão para que os seus “animadores gospel” gastem de um tempo mais que precioso acusando-se uns aos outros e envergonhando o evangelho do Senhor Jesus, enquanto pessoas desesperadas, do outro lado das câmeras, anseiam por uma palavra de libertação e salvação para as suas vidas.
Servi ao Senhor e isto, com sinceridade e verdade, diz o verso 14. Como temos visto tão pouca sinceridade e verdade na vida de alguns pastores e lideres que tem enorme influência sobre a vida de milhares de milhares.
E quantas vidas que hoje estão fora dos rebanhos por terem sido aviltados e saqueados por seus líderes.
Sei que a minha voz é como a de um beija-flor na floresta incendiada e que muito pouco poderá produzir, mas, pelo menos poderei deitar a minha cabeça em meu travesseiro e dormir em paz diante do meu Deus, sabendo que não me calei diante de tanta barbaridade espiritual e doutrinária que tem acontecido no meio da igreja.
Quando prego contra o pecado, não conto com a simpatia de todo o povo, com foi na igreja primitiva, mas se prego a prosperidade, a chegada de uma casa nova, um carro zero ou de um emprego em que se ganhe três vezes mais, então eu sou um “homem de Deus” e serei sempre convidado para pregar em muitos lugares.
Desculpe se a minha palavra não lhe traz paz, e sido isto acontece com você enquanto lê estas linhas, glorifico ao Senhor, pois o objetivo foi alcançado. O meu maior alvo é tirar você e a outros da zona de conforto em que estão, porque foi para isso que o Senhor me chamou.
            Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada, porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.
Mateus 10:34,35
Ele, Jesus, é o meu modelo. Se tenho de seguir a alguém, por que deveria ser a um homem, por maior que seja o seu título entre nós?
Não, definitivamente, não!!! Seguirei ao meu bom Mestre, ao meu bom Pastor.
Tenho em mim a consciência da responsabilidade que sobre os meus ombros foi colocada quando aceitei o chamado de Deus para mim. Sei que se não cumprir o que Deus requer de mim, ele se esquecerá dos meus filhos e de minhas mãos cobrará o sangue de cada um que se perder, por causa da minha negligência.
Amado, comece a buscar a vontade de Deus para a sua vida na palavra de Deus. Não estou fazendo apologia a uma atitude rebeldia contra a sua liderança, de jeito nenhum, mas apenas estimulando você a ler mais a palavra, pois ela será o seu fiel da balança.
Será através do conhecimento dela que você e eu poderemos saber se o que nos está sendo ensinado nos púlpitos é realmente da parte de Deus ou apenas dos homens.
Lembre-se que a palavra de Deus nos diz que devemos examinar tudo e reter o que é bom.
Que então, assim seja na tua vida e que Deus o abençoe grandemente.

Roberto Caputo

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DEUS QUER QUE EU SEJA FELIZ?


SE DEUS QUER QUE EU SEJA FELIZ, POR QUE SOFRO TANTO?

JOHN PIPER
DEUS QUER QUE EU SEJA FELIZ?



quinta-feira, 12 de abril de 2012

ALÔ AMIGOS, GOSTARIA DE DIVULGAR O NOVO SITE DA NOSSA EDITORA. ESTÁ MUITO LEGAL E LÁ VOCÊS PODEM CONHECER MELHOR O TRABALHO QUE ELES FAZEM. 


www.editoraagape.com.br/blog


Acesse e veja quantas novidades. Você ainda poderá participar do sorteio de um dos meus livros.
Obrigado pela força e que Deus o abençoe.

Roberto Caputo

terça-feira, 10 de abril de 2012

SOMOS UMA IGREJA OU UM CLUBE?

MAIS UMA REFLEXÃO DE JONH PIPER DE GRANDE PROFUNDIDADE PARA FAZERMOS UMA REAVALIAÇÃO DO QUE TEMOS SIDO COMO IGREJA HOJE.

O QUE SOMOS, UMA IGREJA OU UM CLUBE?

JONH PIPER



sexta-feira, 6 de abril de 2012

COMBATA O SEU PECADO


SABIA QUE O SEU PECADO PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS MUITO SÉRIAS SOBRE A SUA VIDA?


JONH PIPER - COMBATA O SEU PECADO