quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pode esquecer Senhor... Eu já desisti.



Pode esquecer Senhor... Eu já desisti.


“Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus”.

Salmos 69:3

O que eu quero abordar com esse tema é o nível que milhares de pessoas atingem no processo de esperar pela resposta de Deus.
Realmente não são poucos os que não conseguem prosseguir clamando, confiando e esperando em Deus.
Não tenho a intenção, ao escrever este capítulo, de acusá-los de qualquer coisa. Antes, pelo contrário, desejo chamar a atenção para a necessidade que estes têm da presença, mais do que nunca, do Espírito Santo em suas vidas.
Quantos, como Davi, têm declarado praticamente as mesmas palavras?

...Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus...

E como eu disse; muitos já chegaram a um nível em que não conseguem mais esperar, não conseguem mais crer, não conseguem mais descansar no Pai.
O que se pode dizer para eles? Talvez eu pudesse começar dizendo: “Que pena! Você estava tão perto!”.
Mas eu sei que se dissesse isso para alguns, provavelmente eles me odiariam e poderiam até dizer:
“Você fala isso porque não foi com você. Não foi você que esperou por tanto tempo pra nada.”

Ou qualquer coisa parecida.
Como eu poderia defender Deus? Qual o ser humano que poderia apresentar argumentos diante de uma situação como essa para tentar explicar o porquê de Deus não responder no tempo esperado?
Mas uma coisa eu posso dizer a eles sem medo de errar. Apesar de terem desistido de esperar, Deus não mudou de atitude e continua, também, esperando por uma resposta deles.
Certamente aqueles que desistem de esperar em Deus, partem para uma solução imediata e palpável.

Em primeiro lugar vem um sentimento de decepção com Deus e até mesmo acompanhado, em alguns casos, de ira.
Pois o primeiro culpado por estarmos vivendo o que estamos vivendo é Deus.
Em segundo lugar nos sentimos abandonados e rejeitados. Um espírito de tristeza invade o nosso ser de tal forma que não conseguimos sequer ouvir o testemunho de benção de algum irmão.
Por último, retomamos o controle e então, decidimos que é preciso dar um jeito na situação. Voltando assim a dar cabeçadas por aí para tentar resolver tudo.
Amado, se esse é o seu caso, se você desistiu de continuar, de perseverar, de insistir, se você acha que Deus realmente não se importa com você, preciso lhe dizer que este é um tremendo engano da sua parte.
O seu coração pode estar tremendamente cansado e ferido ao ponto de não sentir mais vontade de ir à igreja e nem de orar, mas de uma coisa eu sei, o coração de Deus não se cansa e nem desfalece.
Quando desistimos de esperar, a primeira consequência que experimentamos é a perda daquilo que se esperava.
Quero trazer a sua memória que Daniel orou até receber de Deus uma resposta. Mas Daniel sabia que o que ele havia pedido a Deus mexeria com o próprio inferno. Por isso ele não desistiu, porque sabia que Deus é mais do que suficiente para responder os nossos clamores.
Eu poderia citar alguns dos textos que já mencionei antes, nos outros capítulos, mas eu gostaria de falar neste momento algo do meu coração para o seu.
Você pode ter plena certeza de que quem está falando com você sabe o que é esperar em Deus por um longo tempo. A minha espera já dura aproximadamente 16 anos e sei que o Senhor irá responder e agir no tempo certo. O que me faz continuar esperando são os “pequenos” milagres que acontecem no caminho enquanto espero o milagre “maior”.
Nosso Deus não é um Deus passivo, inerte, que apenas observa e nada faz. Não mesmo! Enquanto esperamos por sua resposta ele vai agindo em outras circunstâncias de nossas vidas que nem sequer apresentamos a Ele. Porque Ele é o único que pode ver depois da curva e, portanto, Ele sabe que algumas coisas precisam ser corrigidas antes que Ele atue na questão principal para nós.
Por que tantos desistem de esperar? 
Porque têm em si mesmos o impulso muito forte de estar no controle e precisam ver como as coisas estão andando. É como se Deus tivesse de apresentar um relatório a cada mês, acerca do que Ele está fazendo com o que Lhe pedimos. Mas com Deus não é assim.

Aqueles que escolhem e decidem Lhe entregar a vida, imediatamente ingressam na escola do confiar incondicional.
Ao cego Bartimeu Jesus apenas disse:

“E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.
Marcos 10:52 (grifo do autor)

Quanto tempo Bartimeu esperou? Apenas o tempo de ouvir Jesus falar. Mas já ao outro cego...

“Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”.
João 9:6-7 (grifo do autor)

Quanto tempo este esperou? O tempo que levou para chegar ao poço de Siloé. Mas na verdade esse tempo foi muito mais longo do que possa parecer, pois com certeza no meio do caminho, enquanto ele se dirigia ao poço de Siloé, muitos pensamentos vieram à sua mente. O lodo nos olhos incomodava-lhe, a dificuldade de chegar ao poço e a dúvida que lhe atormentava a mente incessantemente.

“_Será que eu irei tornar a ver depois que me lavar no poço?”.

Porque tinha de ser o poço de Siloé? Será que não havia outro poço mais próximo? Quem sabe se ele lavasse os olhos com a água de algum vaso que estivesse por ali não funcionaria do mesmo jeito? Enfim, por que tinha de ser do jeito de Jesus?
Essa é, muitas vezes, a grande dificuldade do esperar. Por que tem de ser do jeito de Deus? Por que Ele não faz simplesmente o que Lhe pedi e agora?
O incrédulo não pode ver o milagre, diz o meu pastor. E fé envolve muitas coisas, e, entre elas está o esperar pelo que Deus vai fazer.
Sabe por que muitos desistem? Porque não apresentam a Deus os problemas para serem resolvidos, mas sim, apresentam a Deus as soluções que eles desejam que Deus faça.
Não esperam e até mesmo nem querem que Deus faça a Sua vontade naquela circunstância, mas querem, egoisticamente, que Deus lhes dê apenas o que pediram e da forma e no tempo que desejam.
Muitos desistem porque ainda não compreenderam que Ele é o Senhor e nós os servos e esta relação não pode ser invertida.
Se hoje a sua oração é o título deste capítulo, preciso te dizer que ainda há tempo de voltar atrás e continuar no caminho da VITÓRIA.
Creia, falta pouco. Mas talvez seja necessário que você reveja a posição em que está neste tempo de espera. Talvez seja importante você retornar à sala do trono para adorar e por fim, dizer ao Senhor:

- Senhor, por favor, esqueça o que eu disse. Perdoa-me, Te peço, e faz em minha vida o que Tu achares melhor.
Pai, eu confio em Ti e sei que não há lugar melhor para estar, neste momento de tanta angústia para a minha alma, do que no Teu colo, esperando em Ti.
Obrigado Senhor Deus por Tua paciência comigo.
Te amo Senhor.
Por Teu Filho Jesus, amém”.


Extraído do livro: “QUANDO DEUS DIZ: ESPERE.”  
(Roberto Caputo – Editora Ágape)

quarta-feira, 6 de junho de 2012


NÃO PERCAM!!!

PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA, DIA 11 DE JUNHO

ENTREVISTA COM O Pr. ROBERTO CAPUTO SOBRE O LANÇAMENTO DO SEU MAIS NOVO LIVRO NO JORNAL "O POVO" SEGUNDO CADERNO.