terça-feira, 18 de setembro de 2012

PENSANDO EM DESISTIR? POR QUÊ???




          
            Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? ...
Jeremias 12:5ª

Visão, Ânimo e Perseverança, são palavras que devem andar juntas.
Alguns têm visão e ânimo, mas não têm perseverança para prosseguir.
Outros têm ânimo e perseverança, mas correm sem destino, pois lhes falta a visão do alvo.
Mas há os que têm a visão, estão dispostos a perseverar, mas não têm ânimo diante dos obstáculos que surgem. E esta palavra é direcionada exatamente para esse tipo de pessoa.
Às vezes estipulamos grandes alvos na vida, obviamente, porque desejamos obter grandes resultados, mas quando começamos a caminhar na direção deles, inevitavelmente, começam a surgir os obstáculos, as dificuldades, os adversários da vida, que tentam impedir que cheguemos ao nosso objetivo.
Para cada meta escolhida, há uma estrada a ser trilhada. E a cada passo que damos, os próximos vão se tornando mais difíceis. Parece que, a cada momento, o grau de dificuldade vai aumentando. Depois de certo tempo nessa estrada, a impressão que temos é que ninguém deseja que consigamos chegar ao nosso destino. Tudo parece mais difícil e a nossa velocidade também diminui.
Não sei se você já parou para observar o rosto de um maratonista no início de uma maratona e, logo depois, no final. São expressões completamente diferentes.
No início, muitos estão certos da vitória. Dentre estes, alguns não têm a menor dúvida de que podem superar os adversários da corrida. Eles dão entrevistas às redes de TV, esbanjam sorrisos e acenos. Estão tranquilos e transmitem toda a segurança do mundo. Mas alguns se esquecem de que há outros adversários que, necessariamente, não estão correndo, mas que participam da corrida o tempo todo.

Poderíamos citar os seus nomes: 
  • Cansaço
  • Dúvida
  • Desânimo
  • Tempo
  • Fraqueza 
  • Vontade de desistir
No início, todos correm com vontade e fôlego. Passam-se os primeiros quilômetros e tudo está tranquilo, e então, surge o primeiro obstáculo, uma pequena subida no percurso. Na verdade ela não é tão inclinada, mas, quando o atleta entra nela, parece que o seu peso dobrou.

- O que está acontecendo? – pensa o corredor que está em primeiro lugar.
– Eu sabia desta subida, mas não pensei que fosse tão íngreme assim.

Sua velocidade diminui, seu fôlego fica um pouco mais raro e ele constata que o seu corpo já está experimentando algo que não esperava tão cedo, o cansaço.
De repente ele vê uma cena que há algum tempo não via. O segundo colocado se aproximando lentamente.
Agora, surge o segundo adversário, a dúvida.

- Será que ele me alcança? Será que ele não está ficando cansado como eu?

Perguntas sem respostas e que levam o nosso atleta a se empenhar mais em sua trajetória.
Mais alguns quilômetros percorridos e lá se foi mais da metade do percurso. Mas a visão do segundo colocado permanece e quando eles entram em uma reta, o inesperado acontece: ele vislumbra, um pouco mais atrás, o terceiro colocado com um gás que ele já não tem há um bom tempo. Então surge o primeiro sinal da presença do terceiro adversário.

- Acho que não vou conseguir desta vez. Eles estão muito mais rápido do que eu. Talvez fosse melhor diminuir a minha marcha e me contentar com o terceiro lugar.


E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:62

O desânimo surge implacável e impiedoso. O corredor começa a considerar a hipótese de um “honroso” terceiro lugar. Eles, visivelmente, estão se aproximando e quando faltam apenas uns oitocentos metros para o término da corrida, em sua mente, surge uma questão:

- Será que vai dar tempo?

Seus pensamentos acabam de ser atropelados pela preocupação com o quarto adversário, o tempo.
No que ele está pensando agora, a trezentos metros da chegada? Ele ainda está em primeiro, mas o segundo lugar está a cinquenta metros dele e o terceiro a setenta.
Parece que ele ouve algo como um gemido. São os seus ossos e músculos, gritando de dor. Todo o seu corpo está exausto e, juntos, chegam os seus últimos adversários nesta corrida: fraqueza e vontade de desistir.
Agora ele está a apenas dez metros da linha de chegada, ouve claramente os passos do segundo colocado atrás de si, e quando pensa em desistir, uma voz fala ao seu coração:

- Por que parar agora? O que se encontra entre você e a vitória não é o seu oponente, que está atrás de você, mas a estreita faixa de tecido que está à sua frente. Atravesse-a!!! Atravesse-a!!!

A sua alma e espirito se enchem de forças e, num último impulso, ele se lança sobre a faixa, rompendo-a e conquistando, assim, o primeiro lugar de duas corridas. A primeira entre atletas iguais a ele, e a segunda, contra si mesmo e a incerteza de que ele era capaz de alcançar o seu objetivo maior.
 Será que este maratonista tem algo a ver com você? Sei que a sua corrida é bem mais difícil e muito mais longa.
Será que você pode parar um pouquinho agora e olhar mais uma vez o trajeto que traçou para alcançar a sua linha de chegada?
Se você acabou de começar a sua “maratona” e já está pensando em desistir, apenas porque viu pessoas ao seu lado e atrás de você aparentando uma garra e empolgação que você não tem, lembre-se de que a vitória em uma competição não depende apenas de garra e empolgação, mas, como eu disse no início, de Visão, Ânimo e Perseverança.
Portanto, se você tem visão de onde deseja chegar, está animado para alcançar o seu objetivo e tem os seus olhos fixados apenas na linha de chegada, a primeira coisa a fazer é deixar de dar atenção ao que está ao seu redor e ouvir aquela voz que te empurra pra frente. A voz que te diz:

Olhe apenas para a faixa e atravesse-a!!! Atravesse-a!!!


            Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9

terça-feira, 4 de setembro de 2012

ENGANADOS, MAS FELIZES?





             O meu povo perece, porque lhe falta o conhecimento; porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 4:6

Sacerdotes que abandonaram o chamado por um prato de lentilhas. Homens e mulheres que se venderam por fama, riqueza e poder. Servos que foram convocados pelo Rei, mas que decidiram desertar do Seu exército para criarem o seu próprio e pequenino exército.
E, por causa deles, o povo tem sido destruído. Destruído na esperança, destruído na fé, destruído na unidade, destruído na comunhão, destruído no conhecimento de Deus.
Porque aqueles que deveriam anunciar a vontade de Deus para o Seu povo se calaram e escolheram falar apenas o que agrada ao povo e não o que confronta o seu pecado.
Onde estão os atalaias de Deus? Onde estão os verdadeiros profetas de Deus? Onde estão aqueles que, como João Batista, têm a ousadia de levantar a voz contra o pecado do rei?
Mas é preciso chamar a atenção do povo que se chama pelo nome do Senhor. Pois este povo não é desprovido de pensamento e raciocínio. Este povo ainda é capaz de decidir. Este povo se encontra no vale da decisão. A este povo eu desejo clamar como Josué clamou.

            Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Josué 24:15

Muitos líderes hoje têm conduzido o povo a uma relação de completa dependência pastoral e não espiritual. Nada podem fazer, escolher ou decidir se por eles não forem autorizados. Líderes que têm transformado a mente dos seus liderados em mentes robotizadas.
Nenhum rapaz pode namorar uma jovem se o seu líder não aprovar, nenhum pai de família pode comprar ou vender sem a autorização do seu pastor, nenhuma decisão pode ser tomada sem que passe pelo crivo de uma liderança que está mais preocupada em manter as rédeas curtas do seu rebanho do que ensiná-lo a caminhar pela palavra de Deus e que a paz de Cristo deve ser o árbitro em seus corações.
Talvez seja preciso sacudir a este povo que é sincero em sua fé, mas que tem sido violentado espiritualmente e manipulado para crer num “deus de barganha”, o qual não é possível encontrar descrito na palavra do Único e Verdadeiro Deus, senão apenas nas pregações tendenciosas e gananciosas de pregadores egoístas e avarentos.
Por que deveríamos nos calar? Por que deveríamos concordar com este tipo de situação no meio da igreja?
Sei que isto é bíblico. “No final dos tempos surgirão falsos cristos e falsos profetas e enganarão a muitos e até os escolhidos se possível...”.
Portanto, eu sei que não posso impedir que isto aconteça, mas a palavra de Deus não diz que devemos assistir a estas coisas inertes e calados.
Fui chamado para pregar a palavra de Deus a todos quantos puderem ouvir. Não sei quantos, dos que me ouvirem, darão crédito à minha voz, mas o que importa é que se fale o que a palavra diz, pois ela é verdadeira e não voltará vazia.
Não é tempo de dizer o que eu acho, mas sim o que Deus tem falado por Sua palavra e nada mais.
            Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.
Josué 24:14
Servi ao Senhor! Servi ao Senhor!
Não consigo ver a necessidade de aplicar exegese em um texto simples como este. E servir ao Senhor é tão somente obedecê-Lo e nada mais.
Milhões têm sido gastos em programas de televisão para que os seus “animadores gospel” gastem de um tempo mais que precioso acusando-se uns aos outros e envergonhando o evangelho do Senhor Jesus, enquanto pessoas desesperadas, do outro lado das câmeras, anseiam por uma palavra de libertação e salvação para as suas vidas.
Servi ao Senhor e isto, com sinceridade e verdade, diz o verso 14. Como temos visto tão pouca sinceridade e verdade na vida de alguns pastores e lideres que tem enorme influência sobre a vida de milhares de milhares.
E quantas vidas que hoje estão fora dos rebanhos por terem sido aviltados e saqueados por seus líderes.
Sei que a minha voz é como a de um beija-flor na floresta incendiada e que muito pouco poderá produzir, mas, pelo menos poderei deitar a minha cabeça em meu travesseiro e dormir em paz diante do meu Deus, sabendo que não me calei diante de tanta barbaridade espiritual e doutrinária que tem acontecido no meio da igreja.
Quando prego contra o pecado, não conto com a simpatia de todo o povo, com foi na igreja primitiva, mas se prego a prosperidade, a chegada de uma casa nova, um carro zero ou de um emprego em que se ganhe três vezes mais, então eu sou um “homem de Deus” e serei sempre convidado para pregar em muitos lugares.
Desculpe se a minha palavra não lhe traz paz, e sido isto acontece com você enquanto lê estas linhas, glorifico ao Senhor, pois o objetivo foi alcançado. O meu maior alvo é tirar você e a outros da zona de conforto em que estão, porque foi para isso que o Senhor me chamou.
            Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada, porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.
Mateus 10:34,35
Ele, Jesus, é o meu modelo. Se tenho de seguir a alguém, por que deveria ser a um homem, por maior que seja o seu título entre nós?
Não, definitivamente, não!!! Seguirei ao meu bom Mestre, ao meu bom Pastor.
Tenho em mim a consciência da responsabilidade que sobre os meus ombros foi colocada quando aceitei o chamado de Deus para mim. Sei que se não cumprir o que Deus requer de mim, ele se esquecerá dos meus filhos e de minhas mãos cobrará o sangue de cada um que se perder, por causa da minha negligência.
Amado, comece a buscar a vontade de Deus para a sua vida na palavra de Deus. Não estou fazendo apologia a uma atitude rebeldia contra a sua liderança, de jeito nenhum, mas apenas estimulando você a ler mais a palavra, pois ela será o seu fiel da balança.
Será através do conhecimento dela que você e eu poderemos saber se o que nos está sendo ensinado nos púlpitos é realmente da parte de Deus ou apenas dos homens.
Lembre-se que a palavra de Deus nos diz que devemos examinar tudo e reter o que é bom.
Que então, assim seja na tua vida e que Deus o abençoe grandemente.

Roberto Caputo