terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O SERVO NÃO É MAIOR QUE O SEU SENHOR!



       
        Bem, pelo menos, não deveria ser, mas parece que hoje o que temos visto em muitos lugares, igrejas e ministérios, são homens e mulheres tentando se destacar e se tornar cada vez mais famosos e conhecidos entre o povo cristão.
Ao contrário do Senhor Jesus, que em nenhum momento requereu divulgação para seu ministério, como no episódio com o leproso:

E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Marcos 1:44

E ainda, quando ressuscitou a filha de Jairo e disse aos pais:

E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.
Lucas 8: 55-56

eles insistem em fazer propaganda e cartazes sobre seus “ministérios e realizações”.
Pois é... todas as vezes que Jesus manifestava a Sua glória e poder entre as pessoas, sempre fazia questão de que seus feitos não fossem divulgados, ainda que, naturalmente, a sua fama percorresse todas as cidades e lugarejos.
Mas se pensarmos bem, o que aconteceu com Jesus é muito diferente do que alguns “sacerdotes” de hoje tentam fazer. Enquanto Jesus não buscava fama, holofotes ou propaganda, alguns “pastores” não desistem de acender mais e mais luzes sobre si e de anunciar tudo o que fazem.
Uma das coisas que mais me incomodam é a estratégia que alguns pastores usam para apresentar um convidado em um congresso ou qualquer evento semelhante.

“Está conosco nesta noite o famoso pastor, escritor, conferencista internacional, doutor em teologia, professor do seminário... e que há mais de tantos anos têm atuado na área de...”

Parece que é necessário apresentar a folha de serviços do preletor para o público, como que se estivesse dizendo:

“Vocês estão vendo como ele é bom? Como ele tem vários títulos? Então vocês podem ouvi-lo porque ele tem bagagem suficiente para falar a vocês.”


Deixe-me mostrar-lhe agora o que disseram a respeito de dois preletores, no Novo Testamento, que falaram a milhares de pessoas numa espécie de “congresso”.

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
Atos 4:13 (grifo do autor)

Estes homens não foram apresentados ao seu auditório, porque se o fossem, o anfitrião teria de dizer algo como:

“Bem, nesta noite, quem irá nos trazer uma palavra serão dois homens, praticamente, analfabetos e sem nenhum tipo de cultura. Pescadores por profissão e, consequentemente, rudes e até um pouco grosseiros.”

No entanto, como diz o texto que lemos há pouco, os principais do povo e até os anciãos de Israel ...maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
A diferença na qualidade da mensagem de Pedro e João, que impactou aos ouvintes e até aos críticos da época, estava exatamente no fato que foi constatado por estes:

Eles haviam estado com Jesus.

Diante disso, me pergunto de quantos pregadores modernos poderia ser dito: Ele esteve com Jesus?
Há um texto na palavra de Deus, na verdade, uma confissão, que me deixa tão impressionado quanto envergonhado.
Houve um homem que teve um ministério extremamente intenso e frutífero e que tinha uma multidão de seguidores. Seu nome era João Batista.
Mas quando Jesus surge em cena, bem no meio do auge seu ministério, João toma uma posição que poucos, ou quase ninguém, tomaria. E de forma impressionantemente humilde ele diz:

Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João 3:29-30 (grifo do autor)

Penso que, para mim, já é de grande honra e prestígio ter sido chamado pelo Senhor para O servir.
Por que deveria desejar algo mais do que isso?
Por que os homens têm uma necessidade enorme de serem reconhecidos e aplaudidos?
Por que o poder atrai tanto a alguns?
Porque este foi o pecado de Lúcifer, assim como o pecado de Adão e Eva também.
Lúcifer desejou ocupar o trono de Deus e por isso foi expulso da Sua presença. Quando ele aproximou-se de Eva para tentá-la, baseou os seus argumentos na motivação seu próprio pecado.



Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gênesis 3:4-5 (grifo do autor)

Percebeu a semente que satanás implantou no coração de Eva? Ser igual a Deus, controle, domínio, autoridade e poder.
Como nós sabemos, o nosso inimigo não é criativo, e, portanto, insiste em nos tentar no mesmo pecado do início.
Não vou ser hipócrita, mas quem não gosta de ser elogiado, aplaudido, valorizado e admirado pelo que faz?

Qual pastor que não se sente prestigiado ao ser convidado para pregar em outra cidade e ser hospedado num luxuoso hotel, receber todo tipo de honraria e, não podemos esquecer, depois do culto, receber uma generosa “oferta”?

A questão é que tudo o que um pastor faz e àquilo que um pastor realiza não se pode chamar de profissão. 
Claro que eu sei que alguns irão jogar na minha cara alguns textos da palavra de Deus que justificam que o pastor receba algo por seu ministério, mas é importante dizer que não estou fazendo apologia de que o pastor deve ser uma pessoa pobre e com necessidades. Porém, o que estou dizendo é que não posso concordar com a atitude de alguns que se aproveitam da fé alheia e da fama que possuem para induzir pessoas a entregarem, cada vez mais, ofertas e isso, até mesmo, com uma conotação toda espiritual.
Para ser sincero, não estou preocupado em agradar a nenhum deles, mas, sim, em apresentar um EVANGELHO SEM MAQUIAGEM, e o que eles têm dito e feito, verdadeiramente, não tem nada a ver com o Evangelho do Senhor Jesus.
Se escolhi ser um servo de Deus, um ministro do Evangelho, a única honra que posso esperar receber, é ouvir do meu Senhor aquela bendita frase:

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mateus 25:21

Portanto, para encerrar, o que melhor podemos fazer nos dias de hoje, é estar frequentemente com Jesus e permitir que os frutos desses encontros se manifestem entre as pessoas que estão ao nosso redor e, sempre, transferir toda a glória, honra e aplausos para o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Rei da Glória, Jesus Cristo.



E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23:12

Roberto  Caputo


Nenhum comentário:

Postar um comentário