terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Depressão... Mal Espiritual ou Físico?






            Acredito que, hoje, a depressão seja um dos principais males do século e que milhões de pessoas no mundo sejam vítimas dela.

Ao contrário do que muitos pregam, crentes também podem ser vítimas da depressão, mas há uma grande questão circulando no meio evangélico em relação a este assunto, afinal, depressão é um problema espiritual ou apenas físico?

Antes de tentar responder a esta pergunta, vamos analisar alguns pontos sobre o tema.

Sintomas da Depressão

Os sintomas mais comuns da Depressão são humor deprimido, perda de interesse, fatigabilidade, redução da concentração, da autoestima e da autoconfiança, ideias de culpa, visões pessimistas do futuro, ideias de suicídio, sono e apetite alterados.

Seja qual for o sintoma, a depressão é diferente da tristeza normal ou da simples desmotivação, na medida em que anula o seu dia-a-dia, interferindo com a sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se. Os sentimentos de desamparo, desesperança, inutilidade são intensos e implacáveis, com pouco ou nenhuma alívio.

É importante ressaltar que estes sintomas não ocorrem, necessariamente, todos ao mesmo tempo. Uma pessoa pode entrar em profunda tristeza enquanto outra, pelo contrário, pode não sentir tristeza alguma, mas perde completamente o ânimo para fazer a mais simples das tarefas diárias, como, por exemplo, tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, etc.

Enfim, há inúmeras reações que uma pessoa pode ter relacionadas à depressão.

Vários estudos científicos indicam a redução do nível de alguns neurotransmissores, sendo um deles a Serotonina, como uma das principais causas da depressão. Mas como o ser humano é um universo a ser descoberto, penso que qualquer afirmativa definitiva e absoluta em relação ao nosso organismo sempre será incompleta.
Então, vamos voltar ao tema principal do nosso estudo. Depressão é um mal espiritual ou físico?
Já ouvi diversos pregadores defenderem que a depressão é fruto de uma presença demoníaca na vida de uma pessoa, no entanto, é importante sabermos diferenciar cada situação que vivemos.
Se considerarmos que a depressão é fruto de um endemoniamento, então seria verdadeiro afirmar que um servo de Deus não pode ficar deprimido. Se esta é uma afirmativa verdadeira, como você entende os seguintes textos bíblicos?

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.
(sublinhado pelo autor) II Corintios 1:8

Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
Salmos 69:3

Dois homens que tinham intimidade com Deus, o apóstolo Paulo e o rei Davi, desabafam num momento de grande angústia de alma.

Será que neste momento de suas vidas eles estavam endemoniados? Com certeza não. Mas como seria possível, por exemplo, Paulo declarar que até da vida se desesperou?

Posso citar mais um exemplo?

Ele (Elias), porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
(Parênteses e sublinhado do autor) I Reis 19:4

Diante destes textos podemos perceber que qualquer um de nós está sujeito a um momento de tristeza, desânimo, fraqueza... enfim, de depressão, mesmo sendo um servo de Deus.

Mas é importante lembrar, também, que muitos outros fatores podem agir como “gatilhos” para produzir este estado de espírito em nós.

Circunstâncias como decepções, traumas, traições, perdas, tragédias, separações, medo, morte e etc, podem nos levar a tal ponto em nossas emoções, que não conseguimos enxergar absolutamente nada em nossa vida pelo quê lutar e prosseguir, ou seja, o que existe dentro de nós é apenas a convicção de que tudo acabou.

Quantas pessoas você conhece que sempre têm uma palavra de desânimo e derrota para falar? Nunca dizem que está tudo bem ou que a vida está ótima. Parece que estão esperando acontecer algo de ruim a qualquer momento para que possam dizer:

Eu não disse que as coisas estavam mais ou menos?

Porque a língua tem poder de vida e de morte, o que bem a utiliza gozará dos seus frutos.
Provérbios 18:21

Por mais que preguemos a palavra de Deus e Suas promessas, existem pessoas que nunca tomam posse de nenhuma delas, antes, pelo contrário, afirmam com toda convicção:

Isto é bonito, mas não é pra mim.

Assim, quando olhamos por este prisma, podemos aceitar que a depressão pode surgir por um lado espiritual sim, enquanto as pessoas não entenderem o que o Senhor Jesus quis dizer em João 10:10.

...mas eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Dizer que alguém que está com depressão está endemoniado, sinceramente, acho um pouco demais, mas não posso abrir mão de dizer que a palavra de Deus pode trazer a qualquer um o antídoto para a depressão ou qualquer dos seus sintomas.

Entre tantos textos maravilhosos e poderosos, encontrados na palavra de Deus, quero citar alguns que podem abençoar a sua vida, caso você seja uma pessoa com grande inclinação a ter uma depressão.

Só quem passou pelo problema sabe o quanto é difícil reagir, por isso, seria leviano de minha parte dizer pra você:

Vamos lá, reaja!!! Isso não é nada!!! Logo vai passar!!!

Mas, se ao invés de tentar falar alguma coisa na esfera humana, eu apenas me limitar a transcrever alguns textos bíblicos, acredito que o resultado será bem mais positivo.

... Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
Neemias 8:10b

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres.
Salmos 126:3

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmos 30:5

E, assim como estes, poderia citar dezenas de outros textos para enriquecer a sua vida, mas todos eles apontam para uma única solução encontrada apenas em Deus.

Na verdade, quando temos comunhão diária com Deus, O conhecemos mais e podemos desfrutar da Sua intimidade. E isto, sem dúvida, é uma prevenção contra qualquer ataque do inimigo sobre nós, nosso ânimo e alegria.

Se eu aceito que as circunstâncias tomem volume ao meu redor e, sem nenhuma reação, permito que elas exerçam influência sobre mim, inevitavelmente, sou um forte candidato a entrar numa profunda depressão.

Entenda, amado, que sua vida com Deus é a sua grande arma contra as investidas de Satanás. Ele pode atacá-lo sempre, mas só lhe atingirá se você permitir.
Lembre-se:

“Um mentiroso só traz danos à vida de quem acredita em suas mentiras.”

Depressão, definitivamente, é um mal físico, ou, poderíamos dizer, é um mal que se manifesta na esfera física, mas a sua origem pode ser no âmbito espiritual e a única maneira de evitarmos de sermos alcançados por ela, creio, é fortalecendo a nossa alma e espírito.

Se hoje este é o seu mal, se você é vítima de uma forte depressão, jamais lhe diria outra coisa a não ser: Procure um médico urgente e submeta-se ao tratamento que pode mudar esta história, mas se você não tem nem forças para fazer isto, então peça ajuda a quem estiver mais próximo de você para levá-lo a um médico.


É importante, também, lembrar que a medicina foi dada aos homens pelo próprio Deus e que, portanto, quando nos tratamos através de médicos e remédios, também estamos sendo curados por Deus.

Se você já entregou a sua vida a Jesus, o inimigo não tem poder para invadir o seu corpo, a sua alma ou a sua vida, mas ele pode atacar a sua mente e é isso que ele tem feito com milhões de cristãos em todo o mundo. Sua principal estratégia é tentar nos convencer de que Deus não existe e de que estamos sós, mas se possível, pelo menos nos fazer acreditar que Deus não se importa conosco.

Isso está passando por sua mente hoje? Então esteja certo de que isto é um ataque do diabo para lhe destruir e roubar a sua alegria de viver.

Então, o que você pretende fazer a respeito?

Penso que você poderia iniciar um contra ataque declarando para ele o mesmo que Jó.

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
Jó 19:25

Esta é a sua vitória!

Este é o seu Deus!

Esta é a sua alegria!

Deus o abençoe.
Roberto Caputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário